Dos 92 casos de Covid-19 em Ilhéus, 66 doentes são profissionais de saúde
Em primeira mão. Dos 92 casos positivos do Covid-19 registrados até ontem à noite em Ilhéus, 66 são profissionais da saúde que atuam em postos e hospitais da cidade. Isso equivale a 71,7 por cento dos casos confirmados da doença em Ilhéus. Os números foram repassados pelo secretário municipal da Saúde, Geraldo Magela, a pedido do Jornal Bahia Online.
Hoje o secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas anunciou que todos os trabalhadores do Hospital Regional Costa do Cacau estão fazendo o teste rápido. Não há o número exato de servidores daquela unidade contaminados pela Covid-19. Mas sabe-se que é muito alto. Em apenas um dia, dos 12 novos casos confirmados, nove eram de servidores da instituição hospitalar. Para Vilas-Boas, as contaminações ocorreram fora do ambiente hospitalar.
Magela defende a tese de que a maioria dos médicos e alguns enfermeiros que atuam no Hospital Costa do Cacau, também trabalham em outras unidades hospitalares do eixo Ilhéus-Itabuna. Isso seria um dos motivos do grande índice de contaminação. Magela informou ao Jornal Bahia Online que houve reforço significativo da biossegurança em todas as unidades municipais. "Porém nossos funcionários foram contaminados, em sua esmagadora maioria, por profissionais de hospitais que trabalham em vários outros locais", assegurou.